Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Painel sobre doenças respiratórias em suínos foi destaque no Dia de Campo da Suinocultura em Tapurah (MT)

Em Mato Grosso uma das principais causas de prejuízos nas granjas de suínos é a ocorrência de doenças respiratórias. O assunto foi tema de uma palestra promovida pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) no Dia de Campo da Suinocultura realizado no último sábado (30.06) em Tapurah, que reuniu mais de 50 suinocultores.
De acordo com o professor e diretor técnico do laboratório Ipeve, Instituto de Pesquisas Veterinárias Especializadas, Ronaldo Rei, as ocorrências e a severidade das doenças respiratórias dependem da idade do animal, da severidade da infecção depois do aparecimento dos primeiros sinais clínicos. Portanto, é muito difícil estimar as perdas em todos os casos individuais. Além da redução no desempenho dos animais, as doenças respiratórias provocam aumento da mortalidade, custos com tratamentos, vacinações e condenações de carcaças nos abatedouros.
 Rei explicou que vários fatores facilitam as infecções virais e bacterianas que adoecem os animais. “Na maioria dos casos a grande concentração de suínos na granja, a baixa ventilação, alto fluxo de animais, estresse e mudanças bruscas de temperatura”, comentou o professor. 
No encontro com os suinocultores a participação dos produtores foi bastante produtiva, avalia o presidente da Associação dos produtores Integrados na Suinocultura do Meio Norte de Mato Grosso (Aprismat), Joison Romio. "Atualmente, o suinocultor dispõe de diversas ferramentas, como as vacinas para prevenir e controlar doenças respiratórias em seu plantel, mas muitos ainda não tinham informações completas sobre as doenças e seus tratamentos", complementou Joison.
A legislação trabalhista foi outro assunto a ser abordado no Dia de Campo, com o superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso. Valdiney Antônio de Arruda, na ocasião os suinocultores puderam tirar suas dúvidas em relação às contratações de funcionários em suas granjas.  Na palestra o superintendente falou sobre carga horária trabalhista, modalidades de contratação, condições de trabalho e trâmites de admissão e demissão. 
Segundo o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, o dia de campo atingiu seu objetivo. “As palestras foram bem explicativas e interessantes, os suinocultores da região participaram e puderam retirar suas dúvidas sobre as doenças respiratórias e legislações trabalhistas. Afinal esta é a função da Acrismat dar todo tipo de suporte ao segmento”, afirmou Custódio Rodrigues.
AGENDA: O próximo evento será em Sorriso/MT, “8º Encontro de Suinocultores”, nos dias 12 a 14 de julho. 

Mais informações em www.acrismat.com.br

0 comentários:

Postar um comentário