Páginas

sábado, 6 de abril de 2013

Análise mostra que 99,54% das carnes estão dentro dos padrões

O Programa Laço disponibiliza um cadastro de propriedade, Além de poder cadastrar inúmeras propriedades (sem restrição de quantidade) contendo dados de registro em cartório, no INCRA e na Receita Federal, dados sobre a propriedade e o cadastro do proprietário, você também poderá inserir e controlar o estoque de rações, cadastrar pastos, máquinas, equipamentos agrícolas e ainda obter planilha de suporte forrageiro de cada uma delas.



Os resultados do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), divulgados na quarta-feira (3/4) pelo Ministério da Agricultura, mostram que 99,54% das 14.596 amostras de carnes analisadas em laboratório estavam dentro dos padrões. A maioria das amostras teve 100% de aprovação. O programa, que verifica a eficácia dos sistemas de controle de resíduos adotados pelas indústrias nos produtos destinados ao mercado interno e externo, analisou porções de carnes bovina, suína, equina, de aves e de avestruz, além de leite, mel, ovos e pescado. 

O ministério anunciou, por meio de nota, que, no caso de análises que apresentaram índices inadequados de resíduos ou contaminantes, a Defesa Agropecuária verificará as possíveis causas das não conformidades e vai requerer das indústrias a adoção de medidas de qualificação de produtores rurais e educação sanitária para atendimento às boas práticas de uso de remédios veterinários na produção animal. 

As análises levam em consideração as recomendações do Codex Alimentarius (fórum internacional de regularização de alimentos), que são estabelecidas pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e Mundial de Saúde (OMS). Todos os estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) participam de sorteios semanais para coleta de fragmentos que são examinados no âmbito do programa de controle de resíduos, até mesmo os frigoríficos habilitados a emitir certificados sanitários internacionais. 

Fonte: REVISTA GLOBO RURAL 


0 comentários:

Postar um comentário