O programa Laço tem como diferencial o gerenciamento da produção pecuária independente do tamanho do negócio do produtor
Para que o pecuarista obtenha sucesso na doma, é necessário o uso de alguns instrumentos, tais como laço, cabresto, bridão, freio, relho, espora, rédeas longas, corda, arreamento, baixeiras, mantas, entre outros. De preferência, os cavalos devem ser presos sem laço. No entanto, se ele for indispensável, que seja sem argola e com laçada americana para que ele não trave quando apertado. Já o cabresto pode ser de couro ou de corda, contanto que seja resistente e não machuque o animal. O bridão deve ser leve, pois assim não machuca a boca do animal, ou seja, o bridão é mais leve à medida que sua agressão à boca do animal for menor. Por outro lado, o freio funciona como uma alavanca, quando a barbela está apertada.
O uso da espora pode facilmente ser dispensado, pois os animais aprendem a obedecer os comandos da perna do domador, a não ser no caso de animais de pouca ardência. A espora é útil para ensinar movimentos que exijam a reunião do animal, como andar para traz e ladear. As rédeas devem trabalhar ligeiramente apoiadas e devem ser usadas para fazer o animal obedecer os comandos de parar e virar.
O cavaleiro deve saber que o cavalo sente perfeitamente o corpo dele, bem como qualquer mudança de posição do mesmo em cima da sela. Sendo assim, qualquer movimento com as pernas também é percebido pelo cavalo e, por isso, elas devem ser usadas para ajudar o cavalo a obedecer o domador, impulsionando-o e indicando-o o caminho a ser seguido. A voz deve ser usada sempre para estabelecer comunicação com o animal. Geralmente ela é usada apenas para comandos específicos para fazê-lo andar ou parar. No entanto, o domador deve fazer uso da voz também para chamar o animal, repreendê-lo ou mesmo agradá-lo.
No caso do arreamento, o importante é oferecer conforto e segurança para o cavaleiro e para o cavalo, sendo que o tipo a ser usado irá depender da atividade que será desenvolvida, que pode variar desde um arreio de cabeça comum até uma sela de adestramento de tipo inglesa.
Estes são alguns dos instrumentos utilizados na doma. Para conhecer os demais, consulte o curso Passo a Passo da Doma Natural elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. O coordenador do curso, Arnaldo Pereira Vieira, orienta também como proceder na doma de baixo, na doma de cima, como fazer nó americano para laços, como lidar com o comportamento do animal, procedimentos de segurança e manejo e como estimar o peso de um cavalo.