Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Rally da Pecuária avalia impacto da alta dos grãos no confinamento.


Projeto percorrerá cerca de 40 mil quilômetros em nove Estados


A edição 2012 do Rally da Pecuária, lançada nesta segunda, dia 20, pretende avaliar o impacto dos preços dos grãos - milho soja - no segundo turno do confinamento. No ano passado, os pecuaristas consultados diziam esperar confinar 18,5% mais em 2012, para chegar a quatro milhões de cabeças. O Rally da Pecuária, organizado pelas consultorias Bigma e Agroconsult, sairá de Goiânia na quarta, dia 22. As equipes percorrerão cerca de 40 mil quilômetros em nove Estados - onde estão 75% do rebanho e 85% da produção de carne bovina no país. Nessa edição, ocorrerão também encontros técnicos com produtores, além dos eventos já programados.

De acordo com o diretor da Bigma Consultoria, Maurício Palma Nogueira, o aumento dos insumos na decisão do confinador será sentido em apenas 45% das intenções, já que se estima que 55% dos animais já foram ofertados no primeiro turno.

— É evidente que você terá redução na intenção de confinamento. Além da alta dos insumos utilizados na dieta, os preços (da carne) projetados no mercado futuro estão baixos, o que prejudica a rentabilidade dos confinadores. Já soube de casos de produtor que vendeu os bois e os insumos, porque iria ter prejuízos — declarou.

De acordo com o diretor da Agroconsult, André Pessoa, o aumento das commodities registrado nos últimos meses pode acelerar o avanço da soja e do milho sobre as áreas de pastagem. De acordo com uma projeção das duas consultorias, a agricultura deve demandar cerca de 12 milhões de hectares nos próximos 10 anos. Hoje, a pecuária conseguiria ceder apenas nove milhões de hectares.

SOJA

A Agroconsult reafirmou nesta segunda sua projeção de área recorde para a soja em 2012/2013, que deve somar 27,4 milhões de hectares, três milhões de hectares acima do ciclo passado. Com isso, a produção deve chegar a 83,7 milhões de toneladas.

Fonte: AGÊNCIA ESTADO E CANAL RURAL

0 comentários:

Postar um comentário