Páginas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Capacitação orienta criadores de caprinos

Sebrae disponibiliza cursos durante a Festa do Bode, que começa nesta sexta-feira (10)


Natal - Das 405 mil cabeças do rebanho de caprinos do Rio Grande do Norte, mais da metade está concentrada no Oeste do estado. Pela importância econômica, a região sediará mais uma edição da Festa do Bode, que terá início nesta sexta-feira (10) e seguirá até domingo (12), no Centro de Comercialização Armando Buá, em Mossoró. Parceiro na organização do evento, o Sebrae no Rio Grande do Norte desenvolverá uma programação diferenciada, com foco na capacitação dos criadores, por meio do Projeto Aprisco.

A proposta é elevar o padrão de qualidade dos animais potiguares e estimular o potencial existente na atividade. Serão promovidos minicursos, palestras e seminários, em que serão debatidos e apresentados os mais atuais temas relativos à atividade, como doenças, ordenha, manejo e técnicas de melhoramento genético. Todas as atividades serão realizadas em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

“Temos um rebanho muito representativo e precisamos promover algumas melhorias. Esse processo já é feito com as ações do Projeto Aprisco, mas, durante a Festa do Bode, intensificaremos o trabalho junto aos criadores, como forma de melhorar a qualidade dos animais”, informa o gestor do Projeto Aprisco do Sebrae no estado, Vamberto Torres.

Na sexta-feira (10), os criadores poderão participar do Seminário da Cadeia Produtiva da Caprinocultura, que ocorrerá das 8h às 11h30 e discutirá os temas Prejuízos da mastite e importância da ordenha higiênica da caprinocultura leiteira, Boas práticas agropecuárias de ordenha e Alimentação de caprinos e ovinos. Também serão realizados três minicursos sobre manejo sanitário de caprinos leiteiros e inseminação artificial.

Além de todas as atividades de cunho técnico, a Festa do Bode terá leilões e exposição de animais, torneios leiteiros, desfiles de animais e shows. O evento é realizado pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Mossoró, com apoio do governo do estado.

Desde 2005, o Sebrae no Rio Grande do Norte aposta na qualificação dos criadores para expansão da atividade no estado, por meio de projetos de apoio ao produtor rural. O principal deles é o Aprisco, que atende a 800 criadores de cidades situadas nas regiões Oeste, Sertão Cabugi, Seridó e Trairi.

0 comentários:

Postar um comentário