Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Secretaria de Agricultura confirma morte de cavalo com raiva no DF

"Um caso de raiva em equino foi confirmado na região de Planaltina. O resultado foi dado positivo no final de abril e, agora, a Defesa Agropecuária está investigando se há outros casos. Desde 2009 que o DF não registra casos da doença em animais”, explicou a veterinária da Defesa Agropecuária Érica Araújo.

A veterinária explica que a raiva é uma doença que afeta o homem e os animais, e não tem cura.“É uma doença que pode ser passada para os humanos e não tem cura. Por isso, é importante que os tratadores e proprietários manipulem os animais de forma adequada, com o uso de proteção para evitar a contaminação”, enfatizou a veterinária.



Animais contaminados transmitem a raiva pela saliva ou baba e a vacina é a única forma de prevenção. No ano passado 23.576 animais foram imunizados na área rural do Distrito Federal.
Segundo a Secretaria de Saúde, o primeiro e único caso de raiva humana, cuja transmissão aconteceu dentro da área geográfica do DF, ocorreu em 1978.
Vacinação
A campanha de vacinação antirrábica na área urbana do Distrito Federal será realizada nos dias 19 e 26 de maio. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 270 mil cães e gatos.

No próximo sábado, dia 19, serão montados postos de vacinação na Asa Norte, Asa Sul, Candangolândia, Cruzeiro, Estrutural, Guará I e II, Jardim Botânico, Itapuã, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Park Way, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho I e II, Sudoeste, Varjão, Brazlândia, Águas Claras e Vicente Pires.
Já no dia 26 serão imunizados os animais de Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga, Águas Claras e Vicente Pires.
Segundo a Secretaria de Saúde, os equinos devem ser vacinados contra raiva no mesmo periodo de vacinação obrigatória contra a febre aftosa nos bovinos, que será realizada durante todo este mês de maio.
Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário