Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2012

Dieta adequada para ovinos pode trazer lucro ao produtor

A dieta de ovinos com base em milho de grão inteiro, da Presence, chega como alternativa para ganho rápido de peso e qualidade para os produtores.
Uma experiência promovida por setenta dias no Rancho Comagrivel, localizado na cidade de Simão Dias/SE, conseguiu bons resultados com as raças Dorper e White Dorper a partir do uso de dieta da linha Presence da Evialis, multinacional do ramo de nutrição animal.
A experiência consistiu na alocação de oito animais (quatro machos e quatro fêmeas) em cada um de dois lotes (A e B), em que o lote A foi alimentado com as rações da linha Presence, enquanto que o B ficou com outro tipo de ração, sem limite quantitativo, conforme explicações de Givaldo Gomes Fernandes, gerente de território da linha Presence.
A dieta resultou aos ovinos o ganho rápido de peso, pelos mais brilhantes e sedosos, falta de problemas nos cascos, maior aproveitamento de carcaça e menor tempo de realização desse serviço. A iniciativa de realizar a dieta, de acordo o proprietário do Rancho Comagrivel, Luiz Carlos Costa, partiu do alto custo da nutrição anterior utilizada.
Outra experiência aconteceu na Fazenda Tangará, no município de Botucatu (SP). Em sistema de confinamento, por quarenta dias, com base em dieta de milho de grão inteiro, o ganho de peso médio de ovinos foi de cerca de 300g/animal/dia, havendo casos de animais que atingiram até 500 gramas por dia.
De acordo com o médico veterinário da fazenda, Dr. Marcelo de Oliveira Caron e Silva, a dieta obteve dois resultados: animais ganhando peso em curto prazo, assegurando a produtividade, e a redução de custos, em função da exigência de pouca mão-de-obra. Além disso, segundo ele, “outras vantagens da dieta são o melhor aproveitamento da carcaça, diminuição de problemas respiratórios nos animais, já que o trato não é em pó, aumento do score corporal do animal, trato mais rápido e diminuição no consumo de energia elétrica”.
A dieta, da Presence, consiste basicamente em um mistura de 15% de concentrado Confipeso Alto Grão, fonte de proteína, aditivos de segurança do rúmen e promotores de crescimento e 85% de milho grão inteiro. Ofertada em quantidade de 2% a 3% do peso vivo do animal. O milho é a fonte de energia e faz um papel mecânico de estímulo à motilidade do rúmen – daí a necessidade de utilização do milho inteiro. O Confipeso Alto Grão é peletizado para permitir a correta mistura ao grão do milho. O resultado disso é uma dieta mais energética e sem necessidade de produção e utilização de volumosos.
  
Fonte: Portal do Agronegócio

0 comentários:

Postar um comentário