Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Rolim de Moura - Raio Mata 18 cabeças de gado

O agricultor José Machado de Oliveira, 72, conhecido como Zequinha, levou prejuízo de aproximadamente 25 mil reais com a morte de 18 cabeças de gado atingidas por um raio em sua propriedade, localizada na linha 176, KM 14, Lado Sul. O produtor contou a nossa equipe que na noite de sexta-feira, estava fazendo corrente de oração, pois ocupa cargo na comunidade evangélica da qual faz parte, quando uma forte chuva atingiu a propriedade com muitos trovões. O local onde o raio caiu fica aproximadamente 1.400 metros da casa do agricultor que não demonstrou tristeza ao relatar o fato. “Dou Graças a Deus por não ter acontecido nada com ninguém da minha família, minha filha estava preparando o jantar, o cabo da panela quebrou e ela está com braço adormecido, porém nada de mais grave ocorreu, eu vou trabalhar para comprar outras reses”, afirmou. Dos animais que morreram 17 eram vacas leiteiras que ajudam no sustento da família que diariamente entrega leite para o laticínio Miraella.

Como a chuva foi na noite de sexta-feira, Zequinha encontrou o gado morto na manhã deste sábado, 24, por volta das 09:00 h, quando próximo a uma moita de bambu encontrou os animais mortos. Eu penso que quando começou a chover, eles buscaram refugio nos bambus e acabaram atingidos pela descarga elétrica, relatou ao lembrar que em aproximadamente 15 alqueires de terra tinha pouco mais de 40 cabeças e quase metade foi dizimada pelo raio.

Para enterrar os animais foi necessário que a secretaria de obras disponibilizasse uma retro escavadeira que foi operada pelo próprio secretário de obras, Jenival Lima, Cafezinho. “Os funcionários estavam todos liberados para o natal e quando fomos solicitados viemos rapidamente para tentar amenizar o problema deste produtor que teve um enorme prejuízo”, frisou o secretário que retornou para a cidade de carona com a Kombi do Studio Max, pois quando chegava ao sitio o pneu da retro furou e Cafezinho teve tempo apenas para enterrar os animais. O secretário lembrou que no ano passado nesta mesma época foi solicitado para enterrar nove cabeças de gado também vitimados por raio
.

Programa Laço buscou essa matéria em: Rondonia Dinâmica

0 comentários:

Postar um comentário