Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Aprenda sobre como avaliar bovinos de corte na pista

O Programa Laço auxilia o produtor a gerenciar seu rebanho para que possa ter sempre animais de qualidade, saudáveis, e bem cuidados. Não perca mais tempo, adquira já!


Assim como os jurados, os produtores precisam conhecer o rebanho para terem certeza de que possuem gados de qualidade.

Normalmente, os julgamentos em feiras e exposições agropecuárias seguem o perfil dos animais de elite, que possuem os maiores valores genéticos e que, consequentemente, reúnem as características necessárias para que o bovino tenha sucesso na criação comercial.

Durante uma avaliação, os jurados observam se os membros estão perfeitos para permitir que o animal seja eficiente na busca por alimento e na atividade reprodutiva por um longo período; avaliam se o bovino conta com estrutura corporal que demonstre capacidade respiratória de qualidade e de ingestão e digestão dos alimentos; observam se a carcaça está em ótima conformação, proporcionando assim maior volume de cortes nobres e um alto rendimento.

Alguns aspectos específicos da sexualidade requerem atenção no momento da avaliação, são eles: nos machos, se a sexualidade é bem definida, se possui o umbigo curto e vigor físico; nas fêmeas, se possuem boa estrutura corporal para suportar a gestação e facilitar o parto, e ainda, se possuem bons úberes para garantir a alimentação adequada aos bezerros.

É importante o pecuarista saber que essas características observadas pelos jurados também devem ser observadas por ele, mesmo que os seus animais não façam parte da elite nacional da pecuária e não estejam participando de competições, pois os produtores precisam ter certeza de que possuem em suas propriedades animais de qualidade.

O pecuarista precisa saber que o melhoramento genético, que se mostra importante e fundamental para a evolução da pecuária, irá depender diretamente da capacidade do pecuarista de fazer com que o seu rebanho evolua geneticamente.

Fonte: Portal Agropecuário

0 comentários:

Postar um comentário