Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Leite de Cabra e criação de cabra é cada vez maior nos municípios do Ceará



O Estado do Ceará é abençoado de várias formas. Especialmente se tratando de clima, solo e vegetação.Estas características favorecem a criação de ovinos e caprinos. Segundo o IBGE, o Ceará possui o terceiro maior rebanho ovino do País, com cerca de dois milhões de cabeças. São animais de grupos genéticos variados e bem adaptados, além de apresentarem capacidade para assumirem um papel importante no desenvolvimento da cadeia produtiva regional. O nordeste detém o maior rebanho de caprinos do País, gerando riquezas que antes não eram valorizadas, como a qualidade nutricional da carne e do leite. São produzidos 20 mil litros por mês.
O Instituto Agropolos, uma empresa que visa incentivar pequenos agropecuaristas através de recursos, os apoia a terem uma maior qualidade de vida a partir do que é produzido. Criadores das regiões do Tauá e Quixadá são assistidos por técnicos agrônomos que colaboram com a criação de cabra para a produção de leite que tem fins tanto para consumo próprio como para venda a preço justo nas regiões. Além de abastecimento de escolas municipais das regiões próximas.
Ao todo, concentram-se 2.400 cabras, divididas: 1.200 cabeças na região do Tauá. O leite ocupa 6ª no ranking estadual do estado do Ceará, dos produtos agropecuários relevantes, de acordo com os dados da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) O Estado é a quarta maior renda por emprego gerado, apontado como setor primário com maior integração com a indústria e ser 4,86 mil empregos diretos no campo.
A pecuária leiteira representa 12% dos negócios da agropecuária e é o setor que mais tem avançado no Ceará. O Estado ocupa a terceira posição no Nordeste, atrás da Bahia e de Pernambuco, de acordo com dados do IBGE e da Consultoria Leite e Negócios. A cadeia produtiva do leite vem se transformando na região Nordeste, na última década impulsionada pelo aumento do consumo. A produção de leite/dia no Ceará, segundo o IBGE, é de 1,165 milhão, com base em pesquisa realizada em 2008. O Ceará importa cerca de 450 mil litros de leite/dia.
Governo Estadual do Ceará através da Secretaria da Agricultura em parceria com o Instituto Agropolos gera ações como a distribuição de 149 tanques de resfriamento de leite para associações de produtores em dezenas cidades do Interior, kits de análise do produto e de inseminação artificial de matrizes.


Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=199169

0 comentários:

Postar um comentário