Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Como melhorar o manejo reprodutivo de ovinos

A ovinocultura, como já citada, vêm crescendo em larga escala no território brasileiro, mesmo fazendo parte, em sua maioria, de pequenas propriedades nos dias atuais. Para o sucesso nessa criação, como em tantas outras, é indispensável o conhecimento e utilização do manejo correto durante toda a vida do animal, principalmente das fêmeas matrizes que terão a responsabilidade de dar continuidade e crescimento do rebanho.
Um cuidado muito importante com esses animais é sua alimentação principalmente nos períodos de cio, gestação e lactação.
A ovelha geralmente apresenta apenas um período reprodutivo (cio) por ano, logo, é necessária a identificação correta do mesmo, aumentando a probabilidade de acasalamento e consequente reprodutividade. A fase do ano para cada ovelha ser coberta varia em função de sua raça e do tipo da sua lã, por exemplo, ovelhas com lã fina apresentam um período fértil maior, podendo ficar no cio em mais de uma época do ano.
Os machos também devem ter um preparo especial para estarem em boas condições quando a fêmea se encontrar pronta.
A alimentação ideal para as reprodutoras da propriedade seguem quatro fatores para determinação da ração utilizada: períodos secos, de cobertura, gestação e lactação.
Além de observações de períodos férteis, controle da nutrição, são indispensáveis medidas de higiene e respeito para com a idade e peso ideal de cada animal para determinados destinos.


Fonte: Rural News

0 comentários:

Postar um comentário