Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

Alimentação diferenciada faz aumentar em 20% a produção de leite

A metodologia de um projeto implantado pelo Sebrae proporcionou o aumento de 20% na produção leiteira do rebanho de um produtor rural em Fartura, São Paulo, em três meses. O pecuarista Welder Luciano Corrêa afirma que capta 650 litros de leite por dia com 27 vacas em lactação, ordenhadas duas vezes ao dia. A partir das orientações que recebeu por meio do Projeto Qualyleite, ele passou a fornecer aos animais uma alimentação de acordo com a produção individual. O rendimento obtido antes da iniciativa, segundo o criador, era de 520 litros diários. 
Conforme o Sebrae-SP, o incremento também se deve a uma estratégia do National Research Council (NRC), que avalia os requerimentos nutricionais utilizados na formulação de dietas de vacas em lactação. Na aplicação das regras, a dieta é balanceada com ingredientes, como pasto de boa qualidade, milho, polpa cítrica, farelo de soja e mineralização.
Segundo o consultor em Agronegócios da entidade, Eduardo Noronha Viana, outros dois fatores também estão associados à boa nutrição do rebanho.
– O primeiro é a melhoria da qualidade do leite e o aumento na quantidade de sólidos presentes, que bonificam o produtor em até R$ 0,11 por litro. O segundo está ligado à melhoria dos índices reprodutivos que indiretamente reduzem o custo de produção e aumentam a produtividade – explica.

0 comentários:

Postar um comentário