Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Boas práticas de identificação animal será um dos temas do curso de capacitação em confinamento da Assocon


Pelo terceiro ano consecutivo a Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) oferece capacitação em confinamento para peões, capatazes, gerentes, administradores rurais e pecuaristas nas principais regiões de gado de corte do Brasil. A primeira etapa de 2012 acontece em Goiânia de 13 a 17 de fevereiro, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) com aulas apostiladas e um dia de prática num confinamento da região.
Uma das empresas participantes do conteúdo programático do curso será a Allflex que vai trabalhar o tema sobre Boas Práticas de Identificação Animal. “O foco da apresentação será o fomento do manejo correto para a identificação dos animais, proporcionando a identificação segura, prática e eficaz. Serão abordadas as técnicas de organização e realização do trabalho de identificação animal, ressaltando a importância da identificação animal no sistema de produção pecuário”, informa o zootecnista Mauricio Antonicheli, supervisor de contas chaves da Allflex e o palestrante deste temário em todas as etapas do curso.
Antonicheli destaca que a atividade de confinamento de bovinos demanda análises e tomada de decisões dinâmicas, e a identificação individual dos animais é a base para qualquer sistema de registro de informações e mensurações zootécnicas. Proporcionando grande importância ao tema de identificação animal na atividade de confinamento.
Com a identificação individual dos animais é possível manter registros sobre as condições de criação e mensurar o desempenho dos rebanhos, sendo uma ferramenta fundamental para aumentar a eficiência na atividade pecuária.
“Somos parceiros da Assocon desde o inicio de suas atividades, e entendemos que para o desenvolvimento, crescimento e profissionalização constante da atividade pecuária é fundamental a atuação da associação. Com esse compartilhamento de conhecimentos conseguimos potencializar e fomentar a difusão de técnicas e conceitos atuais para otimizar a produção animal”, finalizou.
É fato que a cada ano, o número de interessados em participar desta qualificação vem sendo crescente. Conforme dados anunciados pelo presidente da Assocon, Eduardo Alves de Moura, nos dois primeiros anos de curso, o grau de aproveitamento e satisfação registrado foi superior a 95%.
“Na soma dos dois anos de qualificação realizados a Assocon registrou 280 atendidos, sendo 120 capacitados no curso de 2010 e outros 160 na temporada de 2011, com uma média de 30 participantes por etapa e para 2012 a nossa expectativa é de capacitarmos entre 200 e 250 profissionais”, adiantou Moura.
Cinco etapas - Após a etapa de Goiânia o curso prossegue para o município de Jataí (GO) nos 27 de fevereiro a 02 de março. Em Barra do Garças (MT) o curso será realizado de 26 a 30 de março, em Três Lagoas (MS) dos dias 16 a 20 de abril e, em Paraíso do Tocantins (TO), dos dias 28 de maio a 1º de junho.  

0 comentários:

Postar um comentário